Canguru

O método Canguru é uma abordagem humanizada e eficaz para o cuidado de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. 

Suas principais características incluem:
 * Contato pele a pele: O bebê é colocado nu contra o peito desnudo do cuidador (geralmente a mãe), promovendo o vínculo afetivo e regulando a temperatura corporal.
 * Posição vertical: O bebê é mantido em posição vertical, com a cabeça apoiada no antebraço do cuidador, facilitando a respiração e a digestão.
 * Acolhimento e apoio: Os pais são ativamente envolvidos nos cuidados com o bebê, recebendo apoio e orientação da equipe de saúde.
 * Amamentação: O método Canguru incentiva a amamentação exclusiva, que é o melhor alimento para o bebê prematuro.
 * Cuidado individualizado: Cada bebê e sua família recebem cuidados personalizados, respeitando suas necessidades e particularidades.

Benefícios do Método Canguru:
 * Para o bebê:
   * Aumento do ganho de peso;
   * Melhora da temperatura corporal;
   * Diminuição do tempo de internação;
   * Redução do risco de infecções;
   * Desenvolvimento neurocomportamental mais adequado.

 * Para a mãe:
   * Aumento da produção de leite materno;
   * Fortalecimento do vínculo materno-infantil;
   * Maior confiança em seus cuidados com o bebê;
   * Melhora do estado emocional.

Em resumo, o método Canguru é uma prática que promove o bem-estar do bebê prematuro e de sua família, oferecendo cuidados humanizados e eficientes.



Informações mais detalhadas:

método mãe canguru é uma técnica de atenção do recém-nascido em situação de baixo peso ao nascer e/ou prematuridade que fundamenta-se no contato pele a pele entre a mãe o bebê e nos cuidados na alimentação, estimulação e proteção que aquela provê a este. O contato pele a pele também pode ser fornecido pelo pai ou por outro adulto.

O Método Mãe Canguru é muito mais do que a posição vertical em que o bebê prematuro permanece “amarrado” ao corpo da mãe. É um tipo de humanização e assistência neonatal que implica no contato precoce pele a pele entre mãe e o bebê prematuro, pelo tempo que quiserem. Saibam que não só a mamãe participa; o papai também pode entrar como papai canguru.

Esse tipo de humanização oferece ao bebê uma vivência da passagem da vida uterina para a extra-uterina, aumentando muito o vínculo entre pais e bebê. E esse vínculo deixa o bebê mais seguro, proporcionando mais confiança aos pais no manuseio do seu filho. O Método aproxima os pais do bebê. É uma relação importante para o desenvolvimento completo do bebê que veio antes ao mundo.

O “Mãe Canguru”, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções hospitalares. Quanta coisa boa. O Método se desenvolve em três etapas.

A primeira ocorre quando o bebê ainda está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Os pais devem ter livre o acesso à UTI Neo e serem possibilitados a manter o contato físico com o seu bebê, isto é, serem estimulados pela equipe hospitalar a tocarem seu bebê que está dentro da incubadora.

Se o bebê estiver em condições clínicas estáveis, principalmente em relação à respiração, os pais poderão fazer a posição Canguru, onde o bebê fica apenas de fralda “amarrado” no peito nu do papai ou da mamãe. A equipe do hospital e em conjunto com a opinião dos pais irão decidir quanto tempo será feita essa posição dentro da UTI Neo.

Quando o bebê está bem estável, pode ir para o Alojamento Conjunto para que mãe e bebê permaneçam 24 horas na posição Canguru. O Alojamento Conjunto é o quarto em que mãe e bebê permanecem juntos. O bebê não fica no berçário e é a mamãe quem fará os cuidados com o bebê, com supervisão da equipe hospitalar.

Na posição Canguru, o bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres, o que evita o sufocamento da criança e há diminuição do risco de apneia (parada da respiração durante o sono). O contato com o corpo da mãe promove a manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea do bebê. O desenvolvimento neurológico da criança é melhor, ainda mais pelo fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e bebê.

A atuação dos profissionais de saúde capacitados começa numa fase prévia ao nascimento do bebê, com a identificação das gestantes em risco de darem à luz a uma criança prematura e de baixo peso. Nessa situação, a mãe e a família recebem as orientações e cuidados específicos que devem ter com o bebê, além de apoio e estímulo para que estabeleçam contato físico e se aproximem da criança.

O Método Canguru é, portanto, uma tecnologia de saúde que vem mudando o paradigma da assistência neonatal no Brasil, pois amplia os cuidados prestados ao bebê para além de suas necessidades biológicas na perspectiva da clínica ampliada. Essa abrangência deriva da compreensão de que o sucesso do tratamento de um recém-nascido internado em UTI Neonatal não é determinado apenas pela sua sobrevivência e alta hospitalar., mas que para cada bebê deve ser construído um projeto de cuidado singular envolvendo pais, irmãos, avós e redes de apoio familiar e social. 



Benefícios do Método Canguru
Menor tempo de internação do bebê
Oxigenação adequada
Aumento da temperatura do corpo e estabilidade
Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono
Diminuição do choro
Aumento do aleitamento materno
Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família
Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família
Melhor relacionamento família/equipe            
Estimulação sensorial positiva
Diminuição de infecção hospitalar
Controle e alívio da dor
Acolhimento ao bebê e sua família
Respeito às individualidades

Promoção do contato pele a pele precoce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartão da Gestante - Como Usar

As 3 fases do Trabalho de Parto

Como aliviar a dor durante o trabalho de parto