Como aliviar a dor durante o trabalho de parto
Para aliviar a dor durante o trabalho de parto, a mulher pode recorrer a diversos recursos naturais, no lugar da anestesia, se preferir um parto sem intervenções. Controlar a respiração, ter algo para segurar com força, andar, dançar, fazer exercícios na bola de pilates, ficar sob o chuveiro, ficar na banheira com água morna, são algumas opções para amenizar a dor durante o trabalho de parto ativo.
A dor de trabalho de parto é parecida com uma cólica menstrual intensa que, no inicio é mais fraca e que vai aumentando aos poucos, sendo causada pelas contrações do útero e pela dilatação do colo uterino. E ,ainda que a dor não seja completamente eliminada, recorrer a estes
recursos pode trazer um grande alívio.
recursos pode trazer um grande alívio.
3 Formas naturais para aliviar a dor sem medicamentos
Para aliviar a dor do trabalho de parto sem o uso de remédios, a grávida deve estar em um ambiente calmo, com luminosidade baixa e sem ruído. No entanto, a mulher pode ouvir uma musica relaxante para ajudá-la a ficar calma.
1. Controlar a respiração para aliviar a dor
Para controlar a respiração, aliviando a dor, basta:
- Encher o peito de ar como se estivesse cheirando uma flor e;
- Soltar o ar muito lentamente como se estivesse soprando uma vela.
Essa respiração ajuda a manter o oxigênio suficiente que precisa para contrair corretamente, diminuindo a dor intensa e o desconforto geral.
Além disso, a respiração profunda também diminui a adrenalina, que é o hormônio responsável pelo estresse, ajudando a controlar a ansiedade, que muitas vezes intensifica a dor.
2. Posições para aliviar a dor
Antes de surgir a dor provocada pela contração, a grávida pode andar lentamente com o apoio de um familiar para permitir que o bebê se posicione corretamente no útero e, o nascimento ocorre mais rápido, diminuindo o tempo da dor.
No entanto, durante a dor intensa da contração, a grávida deve escolher uma posição corporal que permita aliviar a dor, como:
- Ajoelhar com o corpo inclinado sobre almofadas ou bola de parto;
- Ficar de pé e apoiar-se no parceiro, abraçando o pescoço;
- Posição de 4 apoios em cima da cama, fazendo força com os braços, como se estivesse empurrando o colchão para baixo;
- Sentar no chão com as pernas abertas, dobrando as costas em direção aos pés;
- Usar bola de pilates: a grávida pode sentar sobre a bola e fazer pequenos movimentos rotativos, como se estivesse a desenhar um oito sobre a bola.
Além destas posições, a mulher pode usar uma cadeira para sentar-se em diferentes posições, como mostra a imagem 2, identificando qual a posição que lhe ajuda a relaxar mais facilmente durante a contração.
3. Massagem corporal para aliviar a dor
Fazer uma massagem no fundo das costas, com movimentos circulares suaves, é uma boa estratégia para aliviar a dor, pois diminui a tensão dos músculos provocada pelo peso da barriga.
A mulher também pode fazer uma massagem relaxante ao longo do corpo com um creme hidratante, pois o contato das mãos com a pele da grávida ajuda a diminuir o estresse, levando à sensação de prazer.
Além disso, tomar um banho quente ou aplicar uma bolsa de água quente nas costas, também ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a dor, podendo ajudar a complementar a massagem em alguns momentos.
Para aliviar a dor de trabalho de parto
Em alguns casos, a mulher recorre à anestesia peridural, sendo injetado um anestésico na coluna que elimina a dor da cintura para baixo, sem alterar o nível de consciência da mulher em trabalho de parto e, permitindo que a mulher assista ao parto não sentindo a dor das contrações.
Comentários
Postar um comentário